sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mensagem da Sr.ª Governadora Civil de Santarém, Dr.ª Sónia Sanfona, dirigida ao Festival Internacional de Folclore.


É com especial gosto que, correspondendo ao honroso convite que me foi dirigido, escrevo estas breves palavras, por ocasião da segunda edição do Festival Internacional de Folclore de Almeirim.
Faço-o com o propósito de congratular o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e a Câmara Municipal de Almeirim pela aposta na valorização do nosso património cultural, das nossas tradições, que são a estrutura do que fomos e somos enquanto povo, pela competência e a qualidade que, desde o princípio, colocaram na escolha criteriosa dos grupos intervenientes, na forma como organizam este festival, que tem contribuído de forma decisiva para o sucesso que todos lhe reconhecemos.
Este Festival é, já hoje, reconhecido nacional e internacionalmente, quer pela sua dimensão, reunindo mais de 10 grupos folclóricos, dos quais cinco são estrangeiros, quer pelos níveis de qualidade que atinge,  merecendo, também por isso, o nosso carinho e o nosso aplauso.
Constitui uma mais valia para Almeirim – Benfica do Ribatejo e para o distrito de Santarém, serem anfitriões de um Festival de Folclore que é, simultaneamente, um momento de espectáculo cultural de qualidade e um convívio entre povos e costumes de que transportam consigo o que de mais valioso uma civilização tem: As suas gentes e a sua história.
Na verdade o folclore constitui, a par com outras dimensões da cultura de um povo, o repositório da sua história e das suas tradições, dos seus costumes e do seu modo de vida. Este riquíssimo património, que no nosso distrito é vasto e diversificado, tem percorrido o país e o mundo, levado pelos nossos grupos folclóricos, plasmados nas músicas e letras dos seus cantares, nas coreografias, nos trajes e nos instrumentos e, sobretudo, no coração e na alma de ser português, de ser ribatejano.
São verdadeiros embaixadores do nosso país e da nossa região, do que fomos e do que somos.
E porque toda a nossa história e a nossa cultura ganha outra dimensão quando interage com outras histórias e outras culturas, num mundo cada vez mais globalizado, este Festival ganha uma importância crescente, ao nível do convívio e do enriquecimento cultural de todos quantos nele participam e de todos quantos a ele assistem.
Faço votos para que este ano o Festival Internacional de Folclore seja um sucesso, e que prossiga por muitos anos a mostrar o que de melhor se faz, por cá e um pouco por todo o mundo, contribuindo decisivamente para a divulgação dos nosso produtos, tradições e costumes e para a promoção do distrito de Santarém.
A Governadora Civil do Distrito de Santarém
  Dr.ª Sónia Sanfona

Sem comentários:

Enviar um comentário