sexta-feira, 9 de abril de 2010

FIFCA2010 Apresentado em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeirim (Resumo)

Participação de ranchos folclóricos do concelho, das juntas de freguesia, das associações de solidariedade, agrupamentos de escolas, 3 Galas internacionais, oficinas de dança, um piquenique e desfile internacional são os pontos mais salientes da 2ª edição do Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim (FIFCA), em 2010.

De 19 a 25 de Abril, estarão 5 ranchos folclóricos estrangeiros já confirmados da Polónia, Grécia, Escócia, Bulgária e Lituânia, sendo recebidos por quase todos os ranchos do concelho e em especial o rancho de Benfica do Ribatejo, que é o organizador do certame.
Esta iniciativa foi anunciada hoje, dia 6 de Abril, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Autarquia por Ricardo Casebre, presidente do Evento e responsável máximo pelo Grupo Organizador e por José Carlos Silva, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal. Na mesa estiveram ainda Luís Balsinha na apresentação e moderação, Ana Paula Couto, Animadora Cultural da Autarquia e Emília Raposeira em representação dos Voluntários que integram a Organização.
Partindo do pressuposto que a Organização"não pretende ser melhor do que nenhuma outra", tudo está a ser feito para que o evento decorra da melhor forma possível sobretudo depois da edição inaugural em 2008 ter ficado acima de qualquer expectativa. Alias o próprio presidente do evento enquanto realçava a importância da colaboração de Associações do concelho, mas sobretudo dos Ranchos Folclóricos chegou mesmo a classificar o Festival Internacional como o terceiro evento do concelho depois das Festas da Cidade e do Pão, Vinho & Companhia.
Para esta 2ª edição, a organização prepara um Festival que é diferente dos seus congéneres nacionais e até da maioria dos Festivais no estrangeiro. Vários elementos singulares caracterizam este Festival: desde a envolvência concelhia efectiva dos diferentes agentes culturais e institucionais que é uma das grandes mais-valias até ao apadrinhamento de cada Rancho Folclórico local que vai acolher um grupo estrangeiro como Afilhado ao longo dos 4 dias.
No aspecto artístico, em que existem mais condicionalismos, o FIFCA/10 conta com espectáculos dos ranchos do concelho – Benfica do Ribatejo, Raposa, Almeirim (Velha Guarda da Casa do Povo) e Fazendas de Almeirim (Velha Guarda, Infantil e Paço dos Negros) e, pelo menos, com os ranchos folclóricos estrangeiros referidos acima. Do programa constam ainda várias apresentações dos grupos estrangeiros em diversas entidades e freguesias do concelho, incluindo 3 grandes espectáculos e várias oficinas de dança estrangeira e regional ribatejana, em todas as freguesias.
Em termos de enquadramento, o Festival inova-se e estrutura-se à volta de 3 grandes ideias bebidas nas práticas culturais e etnográficas locais, como já se disse, resultado das especificidades desta comunidade que está ora ligada ao Tejo, ora ligada aos terrenos da charneca:
- Lançar as Redes (dia 22) – evocando os trabalhos dos pescadores ligados ao rio Tejo, faz-se o lançamento do Festival que tem tanto de trabalho de organização como de festa de vários usos e costumes estrangeiros e nacionais - é o arranque dos trabalhos…
- Encurtar Relações (dias 23 e 24) – depois do início dos trabalhos, as tarefas passam muito pelas relações, as trocas, as permutas e parcerias que uma organização deste tipo proporciona a todas aqueles que se misturam e se cruzam para conhecer as estranhas e mútuas formas de viver dos povos do mundo, ainda hoje…
- A Adiafa (dia 25) – a festa continua até ao fim. Serão as despedidas. É o último dia dos trabalhos. A colheita está terminada e celebra-se agora com alegria a boa colheita deste ano, na esperança de que, da próxima vez, os frutos sejam ainda melhores, tal como nos campos agrícolas. Festeja-se as colheitas e o promotor da iniciativa, oferecendo a “bandeira da adiafa” e recebendo o fim da “Festa”…

Sem comentários:

Enviar um comentário