Etnografia


Campino
O Campino. Homem do campo,  que tem uma função muito especifica, guardar gado, mais propriamente Touros.
Esta é uma figura típica do Ribatejo, a pé ou montado a cavalo podemos encontra-los onde haja na Lezíria ribatejana toiros.
Veste-se de barrete verde com borla e barra vermelhas; camisa branca, por vezes bordada na carcela ou pregueada nas frentes; colete vermelho, jaleca curta de fazenda de lã azul; calção da mesma fazenda da jaleca apanhado a baixo do joelho; faixa vermelha em volta da cintura; meia branca de linha de algodão, sapato de atanado esporas e na mão o pampilho.

Pescadora 
O traje de Pescadora Domingueiro - Na cabeça lenço de algodão com ramagens e chapéu de feltro, camisa de cinzenta saia de lã rodada garrida avental azul bordado em baixo e meias sem pés pois devido á sua profissão anda com os pés muitas vezes em contacto com a agua, descalça ou com chinelos.


Camponeses 
O Traje de Camponês Domingueiro - Homem do campo, que ao Domingo trajava da seguinte forma. Calça tipo polaina, colete e barrete pretos, uma camisa branca, com sapatos também pretos com salto de prateleira.
Chamamos a atenção da cinta que segura a calça que tem uma ponta caida e com cadilhos, Eles tinham muita vaidade no colocar da mesma e na forma como coloca o barrete.

O Traje da Camponesa Domingueiro - Este trajo que é bastante garrido, é composto por saia vermelha, casaca com aba de várias cores, avental bordado por elas próprias, meia branca feita á mão e lenço também de cores garrida. Calçam tamanquinhas, que lhes permita tanto no andar como no dançar uma figura elegante.