terça-feira, 28 de abril de 2009

Gala Internacional de Benfica do Ribatejo foi um Sucesso


25 de Abril com folclore Internacional em Benfica do Ribatejo.

Depois do sucesso registado no primeiro Festival Internacional de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim, o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo volta a presentear a sua população e todos os amantes do folclore de qualidade e enquanto manifestação cultural com um serão preenchido pela diversidade multicultural e um encontro de culturas único. Bei Goa em representação da Província e do povo de Timor, o Ballet Tradicional Kilandukilu em representação de Angola contribuiram para uma gala internacional que assinalou os 30 anos de vida do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.
E se a cor, o brilho e o som exótico dos instrumentos timorenses encantaram pela singeleza e graciosidade dos movimentos, a força e a alegria dos sons africanos foram o prato principal numa manifestação cultural que abriu com uma recriação etnográfica da cultura avieira das margens do Tejo, um retrato dos pescadores do Tejo que vindos de Vieira pararam nas Faias e nos Cucos e por aqui fizeram vida até aos dias de hoje.
Trajado com rigor, Benfica do Ribatejo apresentou-se totalmente avieiro e dançou com a qualidade que se lhe é sempre exigida.
Passaram ainda pelo palco dois grupos de grande valor no folclore, as Macanitas de Tercena da região da Estremadura em representação das tradições saloias e Varziela, Felgueiras com a riqueza inconfundível dos trajes minhotos. Presentes na iniciativa, Amândio Freitas, presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo que enalteceu a iniciativa e entregou uma lembrança da Junta a cada grupo participante.Francisco Maurício, Pedro Pisco dos Santos e Manuela Cunha, vereadores da Câmara Municipal de Almeirim subiram também ao palco numa manifestação de apoio à iniciativa. No jantar que antecedeu a Gala marcaram também presença o presidente da autarquia, José Sousa Gomes e os vereadores Joana Batista e José Carlos Silva.Na noite onde nem faltaram os parabéns ao pároco da freguesia,Diamantino Marques, aniversariante no dia 25 Abril, esteve também no apoio à Gala, o Grão Confrade João Paulo Simões da Confraria Gastronómica de Almeirim. De registar ainda a distinção que o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo fez a Manuel Branco, conhecido como Manuel Narciso, um elemento da tocata do grupo de muitos anos que para além de executante assíduo e dedicado é um ser humano de qualidades elevadas e reconhecidas por todos os que têm o privilégio de privar de perto com ele.
A Gala contou com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo,Câmara Municipal de Almeirim, Caixa de Crédito Agrícola Ribatejo Sul,Hortopaços, Compal. O Rancho Folclórico agradece ainda a todos os voluntários que ajudarama concretizar a Gala do 25 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário