segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ensaios de Captação para novos dançarinos da Escola de Dança do Rancho Folclórico Infantil de Benfica do Ribatejo


Ensaios de Captação para novos dançarinos da Escola de Dança do Rancho Folclórico Infantil de Benfica do Ribatejo dos 4 aos 12.
(13-09-2003 Estreia 2 Escola de Formação do RFBR)
Esta iniciativa visa desenvolver nas crianças o gosto pela etnografia, pela dança e pela música tradicional. Iniciativa que, corresponde ao culminar de todo o trabalho desenvolvido ao longo de 6 anos, e que culminou com a passagem dos elementos adolescentes que em 2003 iniciaram a sua participação no Projecto infantil, indo agora evoluir no Rancho Adulto.(13-09-2003 Estreia 2 Escola de Formação do RFBR)
Iniciando-se assim um novo ciclo em 2009, com a captação de novos valores que no futuro irão preservar as raízes da sua identidade cultural e em especial dos usos e costumes da Freguesia de Benfica do Ribatejo.
Este trabalho irá ser apresentado às Escolas do Ensino Básicas do 1.º Ciclo da Vila de Benfica do Ribatejo, solicitando aos docentes que introduzam no programa curricular a vertente cultural, induzindo nas crianças o gosto pela etnografia, dança, música tradicional e especialmente pelas suas raízes culturais.
(1982-1ª Escola de Formação do RFBR)
É importante para criança para além de aprender sobre a cultura do próprio país, aprender também sobre a cultura da sua freguesia, seus hábitos, seus rituais, suas histórias e lendas, sua culinária e seu modo de vida.Tentar representar e recriar todo um ambiente infantil de algumas décadas atrás onde não existiam as tecnologias que hoje monopolizam os tempos livres das nossas crianças, não poderemos deixar cair no esquecimento as brincadeiras de outras crianças que apenas tinham os seus piões, arco e gancheta, bonecas, jogo das pedrinhas, a corda, macaca o eixo, jogo do lenço, danças de roda e que vão relembrar e preservar memorias orais de outros tempos.

Os Ensaios de Captação para crianças com idade compreendidas entre os 3 e os 12 anos, a decorrer na Sede do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, na Associação Cultural e Desportiva de Benfica do Ribatejo Sala de Ensaios, todas as Sextas Feiras das 21h ás 22h, e Sábados das 16h ás 19h.
Para inscrições ou informações pode contactar os numeros de telefone: 243580786 ou 919423928. ou via Email para RicardoCasebre@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário