quarta-feira, 30 de março de 2011

Sessão de apresentação do Projecto “(Re)conhecer a riqueza sociocultural de Benfica do Ribatejo”.




Nota de imprensa

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) dinamizou, no passado dia 25 de Março, sessão de apresentação do Projecto “(Re)conhecer a riqueza sociocultural de Benfica do Ribatejo”.

Subordinada ao tema “Viva, sinta e (Re)conheça… Benfica do Ribatejo”, a iniciativa está enquadrada no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, visando divulgar a Vila de Benfica do Ribatejo, o dinamismo do Rancho Folclórico, a pertinência da criação do Pólo Sociocultural de Benfica do Ribatejo (resultado da parceria diligente entre o Rancho Folclórico e a Família Malfeito Ferreira), bem como a importância da Cultura Avieira para o enriquecimento desta zona ribeirinha.

O evento contou com a participação de vários convidados do concelho de Almeirim, com destaque para as comunicações do Historiador Professor Eurico Henriques; do Presidente do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, Ricardo Casebre; da Dra. Helena Malfeito Ferreira, representante da Família Malfeito; da Dra. Susana Costa, autora do Estudo “Os Avieiros de Benfica do Ribatejo, no Concelho de Almeirim”; encerrando com o testemunho autêntico e carismático de Maria Elias Vieira, exemplo genuíno do património intangível das famílias Avieiras de Benfica do Ribatejo.

A complementar a apresentação do painel, moderado pela Directora Pedagógica da Escola Profissional do Vale do Tejo, Dra. Manuela Baião, foi proporcionada demonstração vigorosa do Fandango Ribatejano por Gustavo Pimentel e Ricardo Casebre, elementos do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.

A decoração do espaço do Auditório da EPVT foi enriquecida com objectos cedidos pelo Pólo Sociocultural de Benfica do Ribatejo, garrafas de vinho da região (fornecidas pela Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo), registo fotográfico e ainda produtos de merchandising - Agenda Cultural e Canetas – propostas criadas pelas alunas Joana Vieira, Mariana Costa e Marisa Tomaz, proponentes deste projecto, para divulgação e promoção do Pólo Sociocultural de Benfica do Ribatejo.

Com a conjugação entre as palavras proferidas, as imagens e objectos expostos e o remate final do som e o ritmo do Fandango Ribatejo, foi possível partilhar a saudável dinâmica que caracteriza a acção do, ainda recente mas bem activo, Pólo Sociocultural de Benfica do Ribatejo.


As alunas agradecem o empenho, colaboração, esforço e dedicação da equipa, alunos e professores, que constitui a turma do 12º. Ano do Curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, na concretização desta actividade. 



Sem comentários:

Enviar um comentário