Ao longo dos Tempos




Um Rancho Folclórico que desenvolve pesquisa no âmbito da cultura popular. Fundado por Celestino Graça nos anos 50, atravessou uma período de pausa até 1979, a partir do qual se recuperou o trabalho efectuado.

Este Rancho tem feito muito pelo folclore Ribatejano sendo reconhecido e federado na F.P.C.C.R: (Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, e membro da Federação do Folclore Português desde a sua fundação. Todo este trabalho é devido ao esforço de muitos e a uma boa organização.

Apresentar e promover o nosso trabalho, tanto em Portugal como no Estrangeiro, e darmos a conhecer a nossa terra, a nossa gente e a nossa cultura, é a razão principal deste site. Tal como os tempos evoluem, também nós o fazemos para sermos cada vez mais uma janela da cultura da nossa terra.

Situado em Benfica do Ribatejo, no distrito de Santarém, freguesia de Almeirim. Estamos na zona centro de Portugal, numa zona rural iminentemente agrícola e piscatórias do Tejo com paisagens tradicionalmente ribatejanas de lezíria e charneca. Além da bela vista de um ambiente levemente tocado pela mão do Homem, é uma zona conhecida pela sua gastronomia e pelas suas gentes.